sábado, 21 de junho de 2025

Onde estará o sarrafo da próxima administração?

Estamos apenas no começo do segundo mandato do atual gestor do município de Leopoldina, o senhor Prefeito Pedro Augusto e nas últimas semanas me apeguei a uma indagação e gostaria de compartilhar com meus amigos leitores.

É sabido que nossa história recente, talvez aí nos últimos 35 anos não foi lá grandes coisas se fôssemos comparar a outras cidades do mesmo porte e talvez até recursos mais escassos devido a outros fatores, tal como localização e a geração de riquezas, no caso, emprego, indústria e mão-de-obra.

O fato é que tivemos conceitos distintos quando o assunto é administrar os poucos mais de 973 quilômetros quadrados e claro, uma população de pouco mais de 52 mil habitantes. A gestão das estruturas do município leopoldinense sempre foi um marco na nossa história recente, quando o assunto sempre ficou entorno do "desprestígio político", o que nos custou muito caro.

Além do fator desprestígio, sempre também tivemos administrações embaraçadas em contextos históricos e políticos do país e claro, do nosso Estado e nossa região, além da soberba no conhecimento administrativo e desprovidas de visão estrutural a curto, médio e longo prazo. Transmitir à população e aos milhares de personagens que por aqui transita diariamente, a ideia de que é possível fazer diferente e sempre subir o sarrafo, colocando metas alcançáveis e cumprir com as missões eleitorais, o que no caso, na maioria das vezes falharam.

Mas o que me preocupa é o que faremos em breve, logo ali em 2028? Faremos escolhas de um novo administrador com as mesmas características administrativas do atual gestor ou regressaremos no tempo, buscando um tipo de administração que não deu "progresso" aos leopoldinenses, salvo em raras ocasiões em que promoveram benefícios significativos e duradouros?

Será que o perfil do próximo gestor será de alguém cheio de amarras políticas, preso em promessas vãs e distante do perfil técnico e competente para gerir nosso município? Ao considerar as conquistas e claro, considero também que muitos aspectos ainda não tivemos respostas boas, principalmente no campo da saúde. Se bem que este campo está praticamente fadado ao insucesso há muitos anos e com o atual modelo de gestão federal, pouca coisa mudou pra melhor e muitas coisas apenas pioraram desde então.

Na competência municipal eu esperava que tivéssemos uma gestão muito melhor que a atual. Não me agradou, não me convenceu e diante da dinâmica da gestão anterior, percebo que tivemos um retrocesso. Não sei se por inexperiência, por ausência de conhecimento ou se realmente foi de propósito pisar no freio e ir mais devagar, já que nossos profissionais ficaram extremamente desgastados com o episódio da pandemia. Muitas horas de trabalho consecutivos, estresse e perdas, me parece que acabaram colaborando com o adoecimento também nas projeções da saúde, mesmo depois de vermos tanto dinheiro sendo injetado pelo governo federal.

Há quem pense e creia diferente de mim, mas na minha visão, o próximo gestor precisa ter realmente um plano executável. É como ter um "arquivo.exe" que contém comandos que funcionam em sistemas novos e antigos de forma a dar regularidade de funcionamento pleno. Falta isso e mais alguma coisa ainda não implantada.

Uma nova gestão precisa ser profissional, saber escolher pessoas capacitadas, corajosas e empenhadas na vida pública. Não dá para simplesmente abrir as portas para quem apenas deseja um emprego e mais nada. Será preciso um batalhão de secretários e um pessoal literalmente afinado, falando a mesma língua e interpretando corretamente os anseios políticos e da população.

A que altura estará o próximo sarrafo na gestão pública leopoldinense? Estou curioso pra saber, pois afinal, neste momento não vejo nenhum nome que tenha demonstrado e provado capacidade, conhecimento e habilidades políticas e administrativas para gerir esse imenso povo. Necessitamos de um Salomão em pleno século 21.

Por Josué Oliveira

Nenhum comentário:

Onde estará o sarrafo da próxima administração?

Estamos apenas no começo do segundo mandato do atual gestor do município de Leopoldina, o senhor Prefeito Pedro Augusto e nas últimas semana...